segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PESCADORES-COLETORES



                 PESCADORES-COLETORES                   

Quem eram?

Conhecidos como sambaquieiros viviam no litoral e tinham como base de sua alimentação os peixes, complementando-a com moluscos, pequenos mamíferos e vegetais. Construíram montes de conchas, conhecidos como SAMBAQUIS, que são considerados marcadores de territórios, espaço de moradia e cemitério. Esses monumentos foram construídos intencionalmente pelos grupos que habitaram o litoral de Santa Catarina na pré-história.

Em que época viviam?

Os Sambaquis de nossa região possuem datas que variam de 4000 a.C. a 500 d.C. Encontramos no município de Capivari de Baixo na comunidade de Ilhotinha um sambaqui datado de 4.000 a.C. e o mais recente no município de Jaguaruna-SC, com 500 d.C

(Monumento construído com conchas, o sambaqui se destaca na paisagem. O sitio Figueirinha-I, em Jaguaruna (SC), atinge aproximadamente 15 metros de altura) 

 Como aproveitavam o ambiente?
                                                                      
Retiravam do ambiente todos os recursos naturais necessários para sua sobrevivência. Utilizavam diversas técnicas para extrair os recursos, como a pesca, a caça e coleta de alimentos vegetais. Os alimentos eram processados em artefatos feitos em pedra, ossos, madeira e conchas.

Quais os principais vestígios deixados pelo grupo?

Nos Sambaquis podemos encontrar vestígios conhecidos como ARTEFATOS, ECOFATOS e ESTRUTURAS. Os artefatos podem ser confeccionados em pedras, conhecidos como artefatos líticos (lâminas de machados, zoólitos, polidores, quebra-coquinhos); em conchas (raspadores e contas de colar); em ossos de peixes e mamíferos (anzóis, adornos, agulhas e perfuradores). Os ecofatos são os restos faunísticos e florísticos como ossos, conchas, sementes, carvão e fibras. As estruturas podem ser cerimoniais como sepultamentos e outros rituais; de combustão (fogueiras) e de moradia, sendo estes os indícios que designam sua organização e complexidade sócio-cultural.                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.